O AVC que tive é raro, mais raro ainda é sobreviver.

Meu AVC foi causado por anticoncepcional, o risco de isso acontecer é de 0,1%, tive muita sorte, kkk

Fiquei com 15 cicatrizes decorrentes do AVC; 1 na cabeça onde fiz a PIC - procedimento para controlar a pressão intracraniana; 1 no pescoço onde fiz a traqueostomia ( fiquei com ela somente o tempo que fiquei no hospital , vim pra casa só com o curativo;  1 na barriga, onde fiz uma GTT - gastrostomia, um sonda que por um furo na barriga chega direto no estômago. Segundo meus irmãos era minha segunda boca; 12 recorrente das cirurgias de alongamento de tendão ,sendo 1 em cada tornozelo e 10 nos dedos sendo 1 em cada dedo do pé.

Depois da cirurgia de alongamento de tendão, fiquei com problema de circulação nos pés, além de ficar muito  roxo quando fica pra "baixo" no inverno não esquentam. Como não me mexo sinto mais frio que o normal e o frio dói;

 Fiquei os 6 primeiros meses após o AVC sem menstruar, mas a partir daí voltou ao normal.

Preciso usar órtese nos pés constantemente e esporadicamente nas mãos.

Minha bexiga ficou  NEUROGÊNICA,  isto é , sem força pra contrair e "fazer o xixi", por isso tenho que fazer “Cateterismo Vesical Intermitente” “ CAT” passar a sonda 5 vezes ao dia, de segunda a segunda, preciso também fazer uso de medicação para evacuar , meu intestino não tem forças para contrair.

Até a semana passada usava espessante (Thicken UP Clear)em qualquer líquido que fosse ingerir, mas, agora já consigo tomar de canudinho , isso foi uma grande conquista!!

Pingo  ATROPINA  ( colírio para os olhos) na boca para diminuir a salivação, aprendi quando fiquei no hospital de reabilitação;

Meu dente dói com gelado não é uma sensibilidade comum, é neurológico

Minha comida tem que ser úmida, carne, frango é bem melhor quando triturados, tenho risco grande de engasgar com pedaços maiores e mais duros.

Fiquei com um problema no olho que chama NISTAGMA (movimentos involuntários e repetitivos dos olhos).

O AVC afetou uma  área do cérebro que afeta os olhos, perdi o foco e não existe óculos pra isso,( por consequência não consigo ler legendas , então , filme só dublado) mas uso dois óculos, um pra longe e outro para perto, que é para o computador, mas preciso tampar a lente esquerda, pois tenho visão dupla, fico igual a um pirata, kkk.

Fiquei com MIOCLONIA (contração muscular súbita e  involuntária)                            perto da boca, que entorta boca e nariz, por isso faço aplicação de toxina botulínica  a cada 3 meses no rosto, aplico nas pernas, braços e mãos para relaxamento , pois tenho tendência a contrair, ficando muito rígida. 

Para  pra eu sair tem que ser  planejado e em "bando", pois é muito difícil sair sozinha comigo. Ganhei um carro no sorteio de final de ano do shopping, foi em 2015 o que me possibilitou ter um carro adaptado que facilita minhas saídas.


A vida de quem depende da acessibilidade é bem complicada e limitada .

A falta de "qualidade" das calçadas e ruas, é um ponto de fundamental importância , as calçadas são estreitas, esburacadas e cheias de obstáculos,  como buracos, postes e degraus  que nos  obriga andar pelas ruas disputando espaço com os veículos correndo risco,   nas ruas para um pouco mais de conforto só da pra andar  se for asfalto, caso contrário, é muito desconfortável pois a cadeira soca muito, correndo risco até de entortar os aros, danificar a cadeira podendo até causar um acidente,   

A transição da calçada para a rua  e vice –versa não é fácil, pois existem poucas rampas e a maioria delas são inadequadas.  

No comércio  a situação não é diferente , são pouquíssimas as lojas que tem rampas na entrada , e na maioria delas os corredores são estreitos o que dificulta a circulação com a cadeira.  A mesma realidade se aplica para restaurantes e pontos turísticos . Sendo assim, a diversão fica restrita , shopping e cinema são bons lugares para se frequentar.  Por lei o cadeirante e um acompanhante pagam meia entrada, essa lei ainda dá  descontos em outros lugares. 

Algumas cidades litorâneas , pelo menos no estado de São Paulo, tem o projeto "praia para todos", que fornece cadeiras 'anfíbio' que possibilita os deficientes entrar no mar. Eu já fui em Caraguatatuba e Ubatuba.

Existe algumas lojas especializadas que alugam esse tipo de cadeira.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expectativas